GLOBAL VISIONS AND FUTURE PERSPECTIVES IN TEACHING SUSTAINABILITY IN ENGINEERING

Authors

  • Adriano Ineia Universidade Federal de Santa Maria
  • ROGÉRIO CORRÊA TURCHETTI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • WALTER PRIESNITZ FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • ANGELA ISABEL DOS SANTOS DULLIUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • RICARDO MACHADO ELLENSOHN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Keywords:

Sustainable development, Teaching sustainability in engineering. Evolution of engineering education, Sustainability.

Abstract

The purpose of this study is to map the current status of research in engineering education from the perspective of sustainability, bibliometrix and biblioshiny packages were employed to perform data mining and quantitative analysis of publications in this area of knowledge from 2012 to 2022 in the Web of Science database. The results showed that in the last 10 years, the number of articles on teaching sustainability in engineering has increased. The increase was gradual and can be divided into three stages, between 2012 and 2016 the publications ranged from 130 to 150, from 2017 to 2019 the publications went from 150 to 190 and from 2020 to 2021 it exceeded 200 articles. The top countries in terms of research development in the area of sustainability education in engineering are the United States, Spain, China, Australia, the United Kingdom, Germany, Canada, and Italy, as well as being the most important countries for international cooperation in this area. Sustainable development, engineering education, students, education, curriculum, teaching and sustainability were the most mentioned keywords in this area in the last 10 years. The teaching of sustainability in engineering is a relatively new theme, however, due to the urgency of the subject many studies have been developed and many others are unfolding.

 

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Author Biographies

Adriano Ineia, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2018). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (PPGeng), com área de concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando em Educação pela (UPF). Atuo em pesquisas na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Geotecnia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição de solos, sustentabilidade aplicada a remedição de solos, nanotecnologia com ênfase em Nanobiorremediação de solos. Engenheiro de Segurança de Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Pos-graduado em (GEM) Gestão, Empreendedorismo e Marketing, e (FIB) Finanças, Investimento e Banking pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS), Especialista (Lato Sensu) em Educação Profissional e Tecnológica, em Gestão da Orientação e Coordenação Educacional, e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica, com habilitação em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUL). Atuo como engenheiro civil autônomo e trabalho no SESI/RS na área de educação e tecnologia.

ROGÉRIO CORRÊA TURCHETTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Sistemas de Informação (UFN 2001), mestrado em Engenharia de Prod. ênfase em Tec de Informação (UFSM 2006) e doutorando em Informática (UFPR). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: tolerância a falhas, redes de computadores, redes definidas por software e funções virtualizadas de rede.

WALTER PRIESNITZ FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutor em Segurança de Informação pela Universidade de Lisboa (UL) - Instituto Superior Técnico (IST) em Portugal, com período sanduíche no InstituteofAppliedInformationProcessingand Communications (IAIK) da Graz Universityof Technology (Áustria) - 2018. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2003. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana (UFN) - 1999. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC pela portaria N° 1.751, de 27 de outubro de 2006. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/CTISM, atuando nos cursos de Redes de Computadores (Graduação) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança de Informação e Redes de Computadores, tendo interesse, principalmente, nos seguintes temas: segurança da informação e sistemas de informação. Atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT).

ANGELA ISABEL DOS SANTOS DULLIUS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Odontologia (UFSM), Especialização em Odontologia Restauradora (UFRGS), Mestrado Profissional em Odontologia (SLMandic) e Doutorado em Odontologia - ênfase em Epidemiologia (ULBRA). Possui graduação em Matemática com graduação em Física (FIC-UFN), Mestrado em Métodos Quantitativos (UFSM), Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM) e Especialização em Estatística Aplicada (UNOPAR). Atualmente é Professor Associado Nível IV da Universidade Federal de Santa Maria, vinculado ao Departamento de Estatística. É professora do Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa e do Curso de Bacharelado em Estatística-UFSM. É professora de Bioestatística Odontológica e Análise Demográfica para o Curso de Bacharelado em Estatística. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Bioestatística -GEPEBio-UFSM. Membro do Observatório de Dados COVID-19 / UFSM. É avaliadora do INEP (MEC-SINAES) para abertura de cursos. Foi Coordenadora Substituta do Curso de Bacharelado em Estatística / UFSM (2019-2021). Colaborou com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, na análise de dados e ministrando disciplinas, e foi Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia de 2012 a 2017. É membro do Conselho Municipal da Saúde de Santa Maria, RS (Sedufsm/Suplente). Atualmente está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ( PPGEPT/UFSM) como professora Permanente desde 2021. Tem experiência nas áreas de Probabilidade, Estatística, Bioestatística, Epidemiologia, Educação, Demografia.

RICARDO MACHADO ELLENSOHN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Química Orgânica (Enamino Compostos) pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado em Síntese Orgânica (Organometálicos e Síntese Total) pela Universidade de São Paulo- USP (2000). Pós-Doutoramento em Síntese Quiral (Compostos com atividade biológica) pela UNICAMP (2001). MBA Executivo em Gestão Empresarial (2009) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação de Professores da UFSM (2012). Foi Professor Adjunto e Coordenador de Estágio da Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2009-2010). Coordenador titular dos cursos de Química Industrial e Licenciatura Plena em Química da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Coordenador dos cursos de Pós Graduação Lato sensu em Gestão e Análise Ambiental e Gestão da Qualidade. Atuou como Diretor do Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias da mesma universidade (UNOPAR - 2003 - 2010). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Fitossanitários e Alimentos. Auditor Ambiental com cadastro de auditor líder no Instituto Ambiental do Paraná - IAP (2008 - 2010). Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento de fitossanitários na Milenia Agrociências S/A (2001 - 2004) e como Gerente Industrial da A. M. Goldstein Alimentos do Brasil Ltda (2005 - 2007). Foi professor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi (2010 - 2013) onde atuou também como Coordenador de Área do projeto PIBID em Química e membro de diversos Colegiados e Comissões (Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão, Comitê Institucional de Pesquisa, Colegiado do curso de Licenciatura em Química, Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Química, Comissão de Avaliação de Estágios Probatórios), ainda atuou com como consultor Ad hoc e membro do Conselho Institucional de Pesquisa do IF Farroupilha. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS onde também atuou como Coordenador Acadêmico (2016 - 2020), também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM. Atua ainda como consultor Ad Hoc de diversos periódicos e como avaliador do INEP/MEC para Credenciamento Institucional desde 2018.

Published

2023-08-03

How to Cite

Ineia, A., CORRÊA TURCHETTI, R., PRIESNITZ FILHO, W., ISABEL DOS SANTOS DULLIUS, A., & MACHADO ELLENSOHN, R. (2023). GLOBAL VISIONS AND FUTURE PERSPECTIVES IN TEACHING SUSTAINABILITY IN ENGINEERING . Educação Em Revista, 39(39). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41308

Issue

Section

Artigos