VISIONES GLOBALES Y PERSPECTIVAS DE FUTURO EN LA ENSEÑANZA DE LA SOSTENIBILIDAD EN LA INGENIERÍA
Palabras clave:
Desarrollo sostenible, Enseñanza de la sostenibilidad en la ingeniería. Evolución de la enseñanza de la ingeniería, Sostenibilidad.Resumen
O objetivo deste estudo é mapear o estado atual da pesquisa em ensino de engenharia sob a perspectiva da sustentabilidade, os pacotes bibliometrix e biblioshiny foram utilizados para realizar mineração de dados e análise quantitativa das publicações nesta área do conhecimento entre 2012 a 2022 na base de dados Web of Science. Os resultados mostraram que nos últimos 10 anos o número de artigos sobre o ensino da sustentabilidade na engenharia aumentou. O aumento foi gradativo e pode ser dividido em três etapas: entre 2012 e 2016 as publicações variaram entre 130 e 150, de 2017 a 2019 as publicações passaram de 150 a 190 e de 2020 a 2021 foram mais de 200 artigos. Os principais países em termos de desenvolvimento de pesquisas na área de educação para a sustentabilidade em engenharia são Estados Unidos, Espanha, China, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Canadá e Itália, além de serem os países mais importantes para a cooperação internacional neste domínio. Desenvolvimento sustentável, ensino de engenharia, alunos, educação, currículo, ensino e sustentabilidade foram as palavras-chave mais citadas nesta área nos últimos 10 anos. Neste campo, a utilização de metodologias ativas, o desenvolvimento sustentável, as boas práticas pedagógicas e de sustentabilidade, bem como a construção de competências e habilidades, surgem como temas de investigação. O ensino da sustentabilidade na engenharia é um tema relativamente novo, porém,
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.