A questão política da Inspeção Escolar
Keywords:
Política, inspeção escolarAbstract
O texto discute a questão da Inspensão Escolar, tomando por base a realidade da escola pública estadual em Minas Gerais. Analisa as "amarras" de natureza política e ideológica, engendradas no seio do Estado Autoritário que, entre tantas repercussões desastrosas na escola, provocaram o esvaziamento do conteúdo e a burocratização da prática dos Inspetores. à medida que a tecnocracia se empenhava em organizar, operar e controlar a escola nos moldes de empresa, instaurou-se o processo danoso da divisão técnica do trabalho no interior da escola. Transformados em funcionários burocrataas, em agentes de controle a serviço da manutenção do regime, os Inspetores viram-se destituídos do significado político e pedagógico com relação ao trabalho que deveriam desempenhar junto das escolas.
Como foco teórico é recolocado o contraponto entre a concepção funcionalista e a concepção dialética do papel da escola, iluminando a trajetória que a escola precisa realizar, no sentido da construção de um novo projeto pedagógico, comprometido com as classes popularese a transformação social. Nessa direção é que se procura enxergar um novo caminho - o caminho possível- para a Inspeção Escolar, levando em conta a sua especificidade decorrente dos objetivos que a escola busca alcançar e da natureza do processo de produção pedagógico envolvido nessa busca.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.