O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade: uma experiência metodológica
Keywords:
Ensino, Ciências FísicasAbstract
O objetivo do estudo é apontar caminhos para um ensino de Ciências Físicas articulando com a lógica, os interesses e necessidades práticas das camadas su- balternas, colocando-o como instrumento que auxilie na compreensáo da realidade.
A metodologia adotada envolve o resgate da experiência pedagógica do investigador em três níveis.
- percurso de vinte anos de magistério, destacando ae experiéncias inovadoras em cada momento;
- reflexão e análise da experiência pedagógica do mestrado;
- realização da experiência alternativa1° e 2° Graus.
O estudo mostrou que:
(i) — há uma profunda contradição entre o objetivo explicitado pela escola e os resultados alcançados por ela;
ii) — o saber gerado na realidade existencial dos alunos é negado (ou ignorado) pela escola;
(iii) - os alunos oriundos das camadas subalternas têm uma lógica para aprender fundada numa visão integrada da sua realidade;
(iv) — para desenvolver um ensino voltado pafa o atendimento dessas classes, é preciso tomar como ponto de partida esse saber gerado pela experiência enistencial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.