A constituição de turmas de alfabetização: mecanismos de marginalização e exclusão na escola
Keywords:
Alfabetização, Marginalização, EscolaAbstract
A partir da análise do papel que a psicologia possui na prática da escola, especificamente na 1 série do 1ᵉ Grau, a pesquisa pretendeu identificar os cri- térios utilizados na definição dos pré- requisitos necessários ao início da alfa- betização ; os criterios para a constituição de turmas de 1 série, principal- mente as chamadas turmas de “ imaturos ” e turmas “ especiais '; os critérios e as justificativas adotados para o “encaminhamento” de alunos considera- dos como possuidores de “ problemas de aprendizagem” às clínicas ou esco- las especializadas em atendimento psicopedagógica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.