A constituição de turmas de alfabetização: mecanismos de marginalização e exclusão na escola

Autores/as

  • Elizabete Caetano da Silva

Palabras clave:

Alfabetização, Marginalização, Escola

Resumen

A partir da análise do papel que a psicologia possui na prática da escola, especificamente na 1 série do 1ᵉ Grau, a pesquisa pretendeu identificar os cri- térios utilizados na definição dos pré- requisitos necessários ao início da alfa- betização ; os criterios para a constituição de turmas de 1 série, principal- mente as chamadas turmas de “ imaturos ” e turmas “ especiais '; os critérios e as justificativas adotados para o “encaminhamento” de alunos considera- dos como possuidores de “ problemas de aprendizagem” às clínicas ou esco- las especializadas em atendimento psicopedagógica.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Silva, E. C. da. (2023). A constituição de turmas de alfabetização: mecanismos de marginalização e exclusão na escola. Educação Em Revista, 6(12). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43890

Número

Sección

Dissertações e teses