Debite um analfabeto no seu cartão: a solidariedade com estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o Estado
Keywords:
Alfabetização de jovens e adultos, GovernamentalidadeAbstract
Adotar analfabetos, multiplicar sujeitos solidários e empresariar o analfabetismo foram consideradas neste artigo como práticas "solidárias", cujos efeitos esperados são a redução do anlfabetismo e o aumento da responsabilidade da sociedade civil na solução dos problemas sociais do país. Tal argumento foi construídopor meio do estudo de uma parceria dos discursos do Programa Alfabetização Solidária (PAS), criado em 19997, como um apolítica nacional para erradicação do analfabetismo no Brasil. A pesquisa contou com os estudos de governamento e governamentalidade inspirados em Michel Foucault e com a análise de um conjunto de publicaçõesdo PAS, editadas periodicamente (19997-2002) com ampla circulação nacional. A pesquisa posibilitou aguçar o olhar para a a multiplicidadedos usos da solidariedade nas últimas décadas. Com isso, ao se enrendar na racionalidade neoliberal, a solidariedade constitui-se em uma estratégia que, ao mesmo tempo, promove a alfabetização de jovens e adultos e pode potencializar a desresponsabilização do Estado em relação aos direitos sociais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.