Debite um analfabeto no seu cartão: a solidariedade com estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o Estado
Palabras clave:
Alfabetização de jovens e adultos, GovernamentalidadeResumen
Adotar analfabetos, multiplicar sujeitos solidários e empresariar o analfabetismo foram consideradas neste artigo como práticas "solidárias", cujos efeitos esperados são a redução do anlfabetismo e o aumento da responsabilidade da sociedade civil na solução dos problemas sociais do país. Tal argumento foi construídopor meio do estudo de uma parceria dos discursos do Programa Alfabetização Solidária (PAS), criado em 19997, como um apolítica nacional para erradicação do analfabetismo no Brasil. A pesquisa contou com os estudos de governamento e governamentalidade inspirados em Michel Foucault e com a análise de um conjunto de publicaçõesdo PAS, editadas periodicamente (19997-2002) com ampla circulação nacional. A pesquisa posibilitou aguçar o olhar para a a multiplicidadedos usos da solidariedade nas últimas décadas. Com isso, ao se enrendar na racionalidade neoliberal, a solidariedade constitui-se em uma estratégia que, ao mesmo tempo, promove a alfabetização de jovens e adultos e pode potencializar a desresponsabilização do Estado em relação aos direitos sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.