WHAT HAVE CHILDREN AND ADOLESCENTS MADE OF WHAT THE PANDEMIC HAS DONE TO THEM?

Authors

  • Isabel Oliveira UFMG
  • MARIA LIDIA BUENO FERNANDES Conselho Editorial da Editora De Gruyter (Alemanha)
  • PAULO CÉSAR RODRIGUES CARRANO Universidade Federal Fluminence (UFF)

Keywords:

generation, children, adolescents, sociology of childhood, sociology of youth

Abstract

This paper discusses how children and adolescents lived the COVID-19 pandemic as a generational experience, seeking to understand their interpretations of the social interactions reconfigured by the social distancing measures adopted to combat the disease. Data were obtained from two studies conducted with children and adolescents aged 8 to 14 years, residing in 33 cities from the Metropolitan Region of Belo Horizonte and in 27 administrative regions of the Federal District. Both studies adopted a mixed methodology, collecting census data using questionnaires, broadened by open questions. Analysis point to a concern with inter and intragenerational solidarity, and show that children and adolescents reject dichotomies, especially those that separate adults and children, and express their criticism about the context and the political and individual actions resulting from it.

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Author Biographies

Isabel Oliveira, UFMG

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (02/2004). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de educadores, identidade profissional, creche e formação de professores.

MARIA LIDIA BUENO FERNANDES, Conselho Editorial da Editora De Gruyter (Alemanha)

Possui graduação e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987). Entre 1990 e 1996 cursou Etnologia e Psicologia Social na Ludwig-Maximilians-Universität de Munique na Alemanha, obtendo o certificado de (Magister Artium-M.A.). Doutorou-se em Geografia (2009) pela Universidade de São Paulo. Desde 2001 é fellow do Programa Lead Internacional, organização ligada ao desenvolvimento de lideranças na temática da sustentabilidade. Trabalha e pesquisa os temas: Geografia e Infância, da Juventude e das famílias; Educação em contextos culturais específicos; Questões teórico-metodológicas referentes ao Ensino de Geografia nos anos iniciais da escolarização. Foi vinculada como pesquisadora ao Núcleo de Estudos em Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM da Universidade de Brasília, atualmente é vinculada ao Centro UnB/Cerrado. É professora de Didática da Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - PPGE. Entre abril de 2011 e novembro de 2012 foi Coordenadora Operacional de Ensino de Graduação a Distância e Coordenadora Institucional do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília, convênio da UnB com a CAPES/DED. Entre 2012 e 2014 coordenou o Programa de Extensão "Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos - Brasil, agraciado em 2013 com recursos do Programa de Extensão Universitária - PROEXT, fomentado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Superior/SESu. De julho de 2013 a fevereiro de 2016 foi tutora do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação na Faculdade de Educação da UnB - PET/Edu. Em 2016 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense na temática "Geografia e infância: cultura e território em diálogo com a Teoria histórico cultural". É líder do Grupo de Pesquisa Sujeitos, territórios e a construção do conhecimento ? GPS/CNPq; é membro da Red de investigación interdisciplinaria sobre el protagonismo y los derechos humanos de las infancias latinoamericanas, com sede no Chile; da Red de estudios rurales sobre familias, infancias y juventudes - RER-FIJ com sede na Argentina e da Red Latinoamericana de Investigación y Reflexión con Niñas, Niños y Jóvenes - REIR, com sede no México. Foi Diretora Técnica de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília. Esteve entre 2019/2020 como Professora Visitante Sênior na San Diego State University, Califórnia, Estados Unidos no âmbito do CAPES/PRINT. Realizou, entre 2019/2020, pós-doutorado no tema DESIGUALDADES GLOBAIS E JUSTIÇA SOCIAL: DIÁLOGOS SUL e NORTE no âmbito do Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais: UnB/FLACSO. Realizou em 2022 estância pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense na temática: Infancia y juventud frente al derecho a la ciudad: dispositivos visuales y ocupación del espacio público ? diálogo entre Brasil y México. Realizou missão de estudos na Universidade Autônoma de Chiapas, no México, entre outubro e novembro de 2022. Entre 2018 e 2021 foi membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Brasília. Desde 2021 é membro do Conselho Editorial da Editora De Gruyter, com sede na Alemanha.

PAULO CÉSAR RODRIGUES CARRANO, Universidade Federal Fluminence (UFF)

Professor Associado 2 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente do programa de pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Intelectuais, Juventudes e Educação Democrática (IJED). Bolsista Produtividade do CNPq - nível 2 (2022-2025). Foi bolsista Cientista do nosso estado - Faperj em três editais, tendo concluído o último em 2018. Integrou a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa (ANPEd) nos biênios 2015-2017 (Primeiro Secretário) e 2013-2015 (Segundo Secretário). Possui graduação em Educação Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da prof.Dra. Marilia Spósito, no primeiro semestre de 2009 (Bolsa Senior CNPq) e estágio de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do prof. Dr. José Machado Pais (bolsa Senior Capes, 09/2009-02/2010). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Mestrado e Doutorado em duas oportunidades (2006-2008) e (2019/2020); é coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF (http://www.observatoriojovem.uff.br/) e do Portal Ensino Médio EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br). A ênfase dos estudos e pesquisas se encontra nas problemáticas das relações dos jovens com os espaços públicos, os territórios e a escolarização. É co-organizador do livro Narrativas juvenis e espaços públicos (EDUFF/FAPERJ, 2014) e autor dos livros Juventudes e cidades educadoras (Vozes, 2003) e Os jovens e a cidade (Relume Dumará, 2002). Dirigiu e produziu os vídeos documentários: Jovens no Centro (2005), Sementes da Memória (2005), Se eles soubessem (2006), Bracuí: velhas lutas, jovens histórias (2007), Sou de Jongo (2009), "Jovens do Morro do Palácio: cinco caminhos" (2011), "Escolas de Guiné Bissau" e Cabo Verde: a educação entre-línguas (2012), "Uma escola entre redes sociais" (2013) e "Fora de Série" (2018). Realizou a supervisão geral da produção do vídeo documentário "O fado é bom demais...." (2010). Idealizou e coordenou as Mostras de filmes de pesquisa "Curta ANPEd" nos anos de 2017 e 2018, realizadas na 37a e 38a Reunião Anual da ANPEd.

Published

2024-10-25

How to Cite

Isabel Oliveira, BUENO FERNANDES, M. L. ., & RODRIGUES CARRANO, P. C. . (2024). WHAT HAVE CHILDREN AND ADOLESCENTS MADE OF WHAT THE PANDEMIC HAS DONE TO THEM?. Educação Em Revista, 40(40). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45378

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Artigos