¿QUÉ HICIERON LOS NIÑOS Y ADOLESCENTES ANTE LO QUE LES HIZO LA PANDEMIA?

Autores/as

  • Isabel Oliveira Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • MARIA LIDIA BUENO FERNANDES Conselho Editorial da Editora De Gruyter (Alemanha)
  • PAULO CÉSAR RODRIGUES CARRANO Universidade Federal Fluminence (UFF)

Palabras clave:

generación, niños, adolescencentes, sociología de la infancia, sociología de la juventud

Resumen

Este artículo aborda cómo los niños y adolescentes vivieron la pandemia de la Covid-19 como una experiencia generacional. Tiene como objetivo comprender cómo actuaron frente a la reconfiguración del orden de las interacciones sociales resultantes del aislamiento social como medida para contener la progresión de la enfermedad. Se busca conocer las interpretaciones de niños, niñas y adolescentes desde sus posiciones generacionales. Las discusiones se basan en datos de investigación con niños y adolescentes de 8 a 14 años, residentes en 33 municipios de la Región Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais y en 27 Regiones Administrativas del Distrito Federal, en Brasil. Ambas investigaciones adoptaron una perspectiva metodológica mixta, con métodos cualitativos y cuantitativos, con la adopción de cuestionarios, como instrumentos de recolección de datos censales, ampliados con preguntas abiertas y observaciones. A modo de síntesis, se señalan preocupaciones con la dimensión de la solidaridad inter e intrageneracional. También se observa que los niños y adolescentes rompen con las dicotomías, especialmente aquellas que separan a los adultos y los niños y expresan su crítica al contexto y las acciones políticas e individuales derivadas de él.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabel Oliveira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (02/2004). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de educadores, identidade profissional, creche e formação de professores.

MARIA LIDIA BUENO FERNANDES, Conselho Editorial da Editora De Gruyter (Alemanha)

Possui graduação e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987). Entre 1990 e 1996 cursou Etnologia e Psicologia Social na Ludwig-Maximilians-Universität de Munique na Alemanha, obtendo o certificado de (Magister Artium-M.A.). Doutorou-se em Geografia (2009) pela Universidade de São Paulo. Desde 2001 é fellow do Programa Lead Internacional, organização ligada ao desenvolvimento de lideranças na temática da sustentabilidade. Trabalha e pesquisa os temas: Geografia e Infância, da Juventude e das famílias; Educação em contextos culturais específicos; Questões teórico-metodológicas referentes ao Ensino de Geografia nos anos iniciais da escolarização. Foi vinculada como pesquisadora ao Núcleo de Estudos em Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM da Universidade de Brasília, atualmente é vinculada ao Centro UnB/Cerrado. É professora de Didática da Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - PPGE. Entre abril de 2011 e novembro de 2012 foi Coordenadora Operacional de Ensino de Graduação a Distância e Coordenadora Institucional do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília, convênio da UnB com a CAPES/DED. Entre 2012 e 2014 coordenou o Programa de Extensão "Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos - Brasil, agraciado em 2013 com recursos do Programa de Extensão Universitária - PROEXT, fomentado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Superior/SESu. De julho de 2013 a fevereiro de 2016 foi tutora do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação na Faculdade de Educação da UnB - PET/Edu. Em 2016 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense na temática "Geografia e infância: cultura e território em diálogo com a Teoria histórico cultural". É líder do Grupo de Pesquisa Sujeitos, territórios e a construção do conhecimento ? GPS/CNPq; é membro da Red de investigación interdisciplinaria sobre el protagonismo y los derechos humanos de las infancias latinoamericanas, com sede no Chile; da Red de estudios rurales sobre familias, infancias y juventudes - RER-FIJ com sede na Argentina e da Red Latinoamericana de Investigación y Reflexión con Niñas, Niños y Jóvenes - REIR, com sede no México. Foi Diretora Técnica de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília. Esteve entre 2019/2020 como Professora Visitante Sênior na San Diego State University, Califórnia, Estados Unidos no âmbito do CAPES/PRINT. Realizou, entre 2019/2020, pós-doutorado no tema DESIGUALDADES GLOBAIS E JUSTIÇA SOCIAL: DIÁLOGOS SUL e NORTE no âmbito do Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais: UnB/FLACSO. Realizou em 2022 estância pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense na temática: Infancia y juventud frente al derecho a la ciudad: dispositivos visuales y ocupación del espacio público ? diálogo entre Brasil y México. Realizou missão de estudos na Universidade Autônoma de Chiapas, no México, entre outubro e novembro de 2022. Entre 2018 e 2021 foi membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Brasília. Desde 2021 é membro do Conselho Editorial da Editora De Gruyter, com sede na Alemanha.

PAULO CÉSAR RODRIGUES CARRANO, Universidade Federal Fluminence (UFF)

Professor Associado 2 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente do programa de pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Intelectuais, Juventudes e Educação Democrática (IJED). Bolsista Produtividade do CNPq - nível 2 (2022-2025). Foi bolsista Cientista do nosso estado - Faperj em três editais, tendo concluído o último em 2018. Integrou a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa (ANPEd) nos biênios 2015-2017 (Primeiro Secretário) e 2013-2015 (Segundo Secretário). Possui graduação em Educação Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da prof.Dra. Marilia Spósito, no primeiro semestre de 2009 (Bolsa Senior CNPq) e estágio de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do prof. Dr. José Machado Pais (bolsa Senior Capes, 09/2009-02/2010). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Mestrado e Doutorado em duas oportunidades (2006-2008) e (2019/2020); é coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF (http://www.observatoriojovem.uff.br/) e do Portal Ensino Médio EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br). A ênfase dos estudos e pesquisas se encontra nas problemáticas das relações dos jovens com os espaços públicos, os territórios e a escolarização. É co-organizador do livro Narrativas juvenis e espaços públicos (EDUFF/FAPERJ, 2014) e autor dos livros Juventudes e cidades educadoras (Vozes, 2003) e Os jovens e a cidade (Relume Dumará, 2002). Dirigiu e produziu os vídeos documentários: Jovens no Centro (2005), Sementes da Memória (2005), Se eles soubessem (2006), Bracuí: velhas lutas, jovens histórias (2007), Sou de Jongo (2009), "Jovens do Morro do Palácio: cinco caminhos" (2011), "Escolas de Guiné Bissau" e Cabo Verde: a educação entre-línguas (2012), "Uma escola entre redes sociais" (2013) e "Fora de Série" (2018). Realizou a supervisão geral da produção do vídeo documentário "O fado é bom demais...." (2010). Idealizou e coordenou as Mostras de filmes de pesquisa "Curta ANPEd" nos anos de 2017 e 2018, realizadas na 37a e 38a Reunião Anual da ANPEd.

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Silva, I. O., BUENO FERNANDES, M. L. ., & RODRIGUES CARRANO, P. C. . (2024). ¿QUÉ HICIERON LOS NIÑOS Y ADOLESCENTES ANTE LO QUE LES HIZO LA PANDEMIA?. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45378

Número

Sección

Artigos