Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa

Autores/as

  • Maria Jaqueline Grammont Machado Araújo Universidade Federal de São João del-Rei/Professora

Palabras clave:

Políticas e práticas de leitura, Letramento, Leitura.

Resumen

No presente artigo, a análise centra-se nas práticas leitoras de quatro famílias de grupos periféricos urbanos, da cidade de Belo Horizonte, que receberam livros literários entregues aos alunos do ensino fundamental nos anos de 2001 a 2003 pelo programa “Literatura em minha casa”. Utilizando-se de conceitos como: disponibilidade, acesso e apropriação, esta análise descortinou diferentes representações de leitor em diferentes comunidades leitoras.



Biografía del autor/a

  • Maria Jaqueline Grammont Machado Araújo, Universidade Federal de São João del-Rei/Professora

    Doutora em educação pela UFF, professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei, onde leciona e desenvolve pesquisas sobre alfabetização e letramento em diferentes contextos e sujeitos.

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Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa. (2023). Educação Em Revista , 29(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21084

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