REVISITANDO A NOÇÃO DE CAMPO DE PIERRE BOURDIEU PARA COMPREENDER A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Authors

  • Rodrigo de Oliveira Gomes Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
  • Admir Soares de Almeida Júnior Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Educação Física, Pierre Bourdieu, Noção de campo, Formação Profissional

Abstract

This article aimed to (re) visit Pierre Bourdieu's notion of field to understand Brazilian Physical Education as a field of non-neutral knowledge production, full of interests in power disputes. The construction of writing took place by two methodological aspects. The first was a bibliographic review of works by Bourdieu and authors of Brazilian Physical Education who studied the author. The second is based on the sociological analysis carried out on the doctoral thesis produced by one of the authors. We consider that the exercise carried out in this article allows us to think about analytical alternatives in the theoretical and methodological construction of new studies. We point out that the field is recent, under construction and permeated by academic / professional tensions that interfere with its identity. The entire route presented explains the interests of agents and institutions that play symbolically in the fabric of their conveniences. We believe it is essential to unveil the multiple elements that intend this field, mainly with regard to its institutionalization, increase and policy.

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Author Biographies

  • Rodrigo de Oliveira Gomes, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

    Possui graduação em Educação Física (2008). Doutorando em Educação pela Universidade Nacional do Rosário. Mestre em Estudos Interdisciplinares do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Especialista em Educação, Cultura e Lazer (2009). Atua como Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais Campus Congonhas. Estudioso das teorias sobre Currículo e Educação. Tem experiência nas áreas de planejamento, gestão e avaliação da Educação Física escolar. Ênfase nos estudos interdisciplinares sobre Lazer. Natação e Atividades Aquáticas. Esportes para pessoas com deficiência e Inclusão Escolar. Estudos históricos sobre Educação Física, lazer e sociedade.

  • Admir Soares de Almeida Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Especialização em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS, em Lazer pela EEFFTO e Mestrado em Educação pela PUC-MINAS. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da EEFFTO da UFMG.Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional na EEFFTO/UFMG. Docente do Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação (FAE-UFMG), na linha Ensino de Educação Física. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar do PROEFE. Pesquisador Vinculado a LapenSI (Laboratório de de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de SI). Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFMG. Atuou por mais de 20 anos na docência em Educação Física na Educação Básica. Vem atuando na formação inicial e continuada de professores de Educação Física. Tem interesse especial pelo processo de construção dos saberes docentes cotidianos vinculado à produção de narrativas.

Published

2022-09-13

Issue

Section

Artigos

How to Cite

1.
REVISITANDO A NOÇÃO DE CAMPO DE PIERRE BOURDIEU PARA COMPREENDER A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA. edur [Internet]. 2022 Sep. 13 [cited 2025 Dec. 24];38. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26794