Saber leer, aprender a leer

Autores/as

  • Hebe Tizio

Palabras clave:

Leitura, Escrita, Interpretação, Inconsciente.

Resumen

A partir da constatação de que, nos termos atuais, se lê cada vez menos, a autora propõe manter em aberto outra questão: Se lê menos ou se lê diferente? Assim, o artigo interroga a relação do ser falante com a escrita e com a cultura, destacando, em toda leitura, o componente da interpretação, que não ocorre independentemente da leitura do inconsciente. Apresenta o inconsciente como intérprete, ou seja, um aparelho de leitura que interpreta a realidade e tudo o que é lido. Chama a atenção para a dimensão de satisfação inerente à atividade de interpretação e à função da educação de apontar as possibilidades para que tal satisfação possa circular socialmente.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Psicanálise e Educação

Artículos similares

1-10 de 60

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.