Leitura e escrita: dois processos distintos

Autores

  • Daniel Alvarenga

Palavras-chave:

Leitura, Escrita

Resumo

Faz parte da tradição escolar brasileira a concepção de que os processos de leitura e escrita devcem ser considerados conjuntamente e trabalhados na mesma ordem e velocidade. Isso pode ser constatado no seguinte princípio, implícito na prática educativa: tudo o que se ensina a ler ensina-se, imediata e concomitantemente, a escrever. A ordenação de material, proposta nas cartilhas, trata, pois, a leitura e a escrita, não como um processo único, mas como dois processos a serem estreita e concomitantemente desenvolvidos, na mesma sequência e no mesmo ritmo.

Não vamos, neste texto, propor, necessariamente, a dissociação entre leitura e escrita na prática diária da escola. Vamos, sim,colocar alguns fatos eestruturais e conjunturais que nos obrigam a reavaliar as relações entre esses dois processos. Seguramente, dessa reavaliaão surgirá uma nova maneira de trabalhar leitura e escrita nas escolas. Vamos defender a ideia de que esses dois processos são de natureza bastante diferente e operam com fatos essencialmente diversos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Leitura e escrita: dois processos distintos. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];4(07). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343