Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem

Autores/as

  • Heliana Gramiscelli Ferreira de Mello

Palabras clave:

Alfabetização, Leitura

Resumen

O objetivo central deste trabalho é reestudar e repensar o processo de alfabetização. Para isso, transita-se pelas várias áreas de estudo que vém subsidiando e oferecendo, de forma decisiva e contundente, seu conhecimento para a melhor compreesão desse processo, tão complexo e controvertido. Após descrições teóricas preliminares, tenta-se refazer a trajetória da alfabetização em Minas Gerais, demonstrando-se como ocorreu do período colonial até hoje, levando-se em conta sobretudo o aspecto pedagogico e detectando-se as diferentes formas de tratamento que o processo recebeu nos documentos oficiais e nos programas de ensino dos vários e sucessivos governos do Estado.

Objetivando-se evidenciar a valiosa contribuiçăo que a Psicologia Constiutivista/Sócio-Interacionista vem ofercendo aos estudos sobre a alfabcü-se, em scguida, o referencial teórico de L.S.Vygotsky. Essa incursão permite demostrar que os pressupostos teóricos inovadores desse autor corvegem para o destaque do papel da instrução no desenvolvimento infantil e orientam para uma prática pedagógica mais consitente da alfabetização. Nessa mesma perspectiva, evidenciam-se as profundas alterações que a psicogênese da leitura e da escrita promove na concepção do processo de alfabetização, em seus aspectos fundamentais. Privilegia-se, nesse momento, a "leitura com imagem", a fim de verificar-se a validade da progressão evolutiva como descrita e proposta por FERREIRO e TEBEROSKY, o que é feito através do delineamento de uma pesquisa quase-experimental.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Dissertações e teses

Cómo citar

Alfabetização: um estudo preliminar da Leitura com Imagem. (2023). Educação Em Revista , 8(16). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44827

Artículos similares

1-10 de 65

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.