Percepção e gestão ambiental: de espaços indiferenciados para lugares valorizados
Palabras clave:
Educação Ambiental, Valorização dos Ambientes, Subjetividade, ConhecimentoResumen
O presente artigo analisa um Programa de Educação Ambiental desenvolvido no lugarejo de Boa União, no interior do estado de Minas Gerais. Caracteriza-se por operar através da tríade - distanciamento, reconhecimento, valorização - dos ambientes próximos. Baseia-se na hipótese de que a ruptura com o habitual é condição necessária para que os sujeitos se desloquem da condição de espectadores para assumirem a de atores sociais frente aos ambientes. Observa-se que a aquisição de atitudes não, necessariamente, vem acompanhada da aquisição de conhecimentos elaborados. Pois, há frações de conhecimento que além de ir ao encontro dos desejos, tendências e motivações dos sujeitos, os ajudam a compreender os seus problemas ambientais no grau necessário para poder atuar e operar sobre ele, podendo resultar, ao final, em mudança de postura e atitude.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.













