Sobre avaliação em matemática: uma reflexão
Palabras clave:
EducaçãoResumen
Tomando como base a constituição do Grupo de Trabalho Avaliação em Matemática para o I SIPEM, este texto constata que, apesar da relevância das discussões acerca dos aspectos metodológicos da avaliação, dos resultados de pesquisas empíricas sobre o rendimento escolar, das reflexões sobre a qualidade da educação e seus aspectos sociais, políticos e culturais, e dos estudos relativos às tendências da avaliação, nosso país tem produzido uma qualidade pequena de trabalho no campo em questão. O artigo é dedicado à apresentação de considerações e reflexões quanto às práticas avaliativas usuais das escolas, às avaliações em larga escala, à avaliação na perspectiva da resolução de Problemas, às diferentes funções da avaliação, à linha de pesquisa da análise de erros, e a diretriz para a avaliação que possam contribuir de fato para uma educação matemática de melhor qualidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.