A argumentação sobre questões sóciocientíficas: processos de construção e justificação do conhecimento na sala de aula
Palabras clave:
Argumentação, Sociocientífico, EpistêmicoResumen
A construção do conhecimento científico é uma atividade epistêmica, em que são relevantes os critérios acerca dos quais o conhecimento é aceitável. Na perspectiva da cognição situada, a aprendizagem é contemplada não como aquisição individual do conhecimento, mas como um processo de participação social. Neste trabalho, apresentam-se resultados de pesquisas realizadas no marco do projeto RODA (Raciocínio, Discurso, Argumentação), na Universidade de Santiago de Compestela, em que se estuda o raciocínio argumentativo dos estudantes de escola secundária por meio de estudos em sala de aula. Presta-se especialatenção a essas operações de justificação de conhecimento no marco de tarefas relativas a questões sociocientíficas, como a gestão ambiental em um pântano ou a maré negra Prestige. Discutem-se as condições no ambiente de apendixagem que favorecem o raciocínio, o pensamento crítico e a tomada de decisões no marco da racionalidade crítica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.