FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA
Palabras clave:
Teoria e prática, formação de professores de ciências, práticas sociais, conhecimento do professor, prática como componente curricularResumen
Este trabalho apresenta uma pesquisa voltada para o estudo de processos de construção das relações entre teoria e prática na formação de professores. A investigação ocorreu em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A disciplina era oferecida em um instituto de Ciências Biológicas, abordando o ensino de saúde na eduação básica, a partir do conteúdo específico de patologia. Investigamos aspectos das práticas sociais em diferentes atividades da disciplina e buscamos caracterizar conhecimentos mobilizados. Empregamos um desenho naturalista, utilizando métodos de pesquisa qualitativa. As análises partem de modelos de formação docente discutidos na literatura. Os resultados indicam que as relações entre teoria e prática variavam de acordo com o tipo de atividade desenvolvida. Apesar de certa predominância do conhecimento biológico, observamos iniciativas da professora que evidenciam uma preocupação para com conhecimentos educacionais, do contexto escolar e do aluno.Descargas
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