Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
Palabras clave:
Formação de professores, abordagem comunicativa, argumentação, objetivos didáticos.Resumen
Neste trabalho apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações no discurso dos elementos da tríade analítica “abordagem comunicativa / argumentação / objetivos didáticos”. A metodologia consistiu, de uma análise interacional para a definição da emergência do discurso dialógico e de uma análise proposicional para a identificação da estrutura argumentativa. Os objetivos didáticos foram aferidos pela intencionalidade da ação explicitada na interação professor e aluno. A análise evidencia a dificuldade dos alunos identificarem a diferença entre uma sequencia argumentativa e uma explicativa e, a partir delas, inferir os objetivos pedagógicos do professor. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectiva para a pesquisa e para o ensino de física e ciências.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.