Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário

Autores/as

  • Rodrigo Drumond Vieira UFMG
  • Silvania Sousa do Nascimento UFMG

Palabras clave:

Formação de professores, abordagem comunicativa, argumentação, objetivos didáticos.

Resumen

Neste trabalho apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações no discurso dos elementos da tríade analítica “abordagem comunicativa / argumentação / objetivos didáticos”. A metodologia consistiu, de uma análise interacional para a definição da emergência do discurso dialógico e de uma análise proposicional para a identificação da estrutura argumentativa. Os objetivos didáticos foram aferidos pela intencionalidade da ação explicitada na interação professor e aluno. A análise evidencia a dificuldade dos alunos identificarem a diferença entre uma sequencia argumentativa e uma explicativa e, a partir delas, inferir os objetivos pedagógicos do professor. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectiva para a pesquisa e para o ensino de física e ciências. 

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Biografía del autor/a

Rodrigo Drumond Vieira, UFMG

Licenciado em Física pela UFMG e Doutor em Educação Faculdade de Educação da UFMG

Silvania Sousa do Nascimento, UFMG

Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino UFMG

Doutora em Educação (didática das disciplinas de ciências e tecnologias Paris 6)

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Vieira, R. D., & do Nascimento, S. S. (2023). Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário. Educação Em Revista, 29(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090

Número

Sección

Artigos