Desterritorialização/Reterritorialização: processos vivenciados por professoras de uma escola de Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva

Autores/as

  • Eliene Nery Santana Enes Universidade Vale do Rio Doce
  • Maria Gabriela Parenti Bicalho Programa de pós-graduação em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce

Palabras clave:

Educação Especial, Território, Desterritorialização\ Reterritorialização

Resumen

Este trabalho analisa os processos de desterritorialização/reterritorialização vivenciados por professoras de uma escola de Educação Especial da rede pública estadual do município de Governador Valadares (MG) no contexto das transformações da Educação Especial no sentido da educação inclusiva. A pesquisa foi construída em uma perspectiva interdisciplinar, pela articulação de concepções advindas dos campos da Educação e dos estudos territoriais, por meio das categorias território, territorialidade e desterritorialização/reterritorialização. Os dados, de caráter qualitativo, foram coletados com entrevistas semi-estruturadas realizadas com seis professoras da escola. Os processos de desterritorialização/reterritorialização são compreendidos em três planos: histórico-temporal, espacial e simbólico. Aparecem marcados por modificações de práticas, concepções, códigos, saberes, por meio das quais as professoras abandonam alguns territórios e constituem outros. Por meio desses processos, fazem parte do devir da escola e da Educação Especial

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Enes, E. N. S., & Bicalho, M. G. P. (2023). Desterritorialização/Reterritorialização: processos vivenciados por professoras de uma escola de Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva. Educação Em Revista, 30(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21103

Número

Sección

Artigos