A preservação da infância: Análise de discursos sobre a criança em perigo moral (Portugal, 1910-1916)

Autores/as

  • Helder Henriques ESE-IPPortalegre/CEIS20, Universidade de Coimbra
  • Carla Cardoso Vilhena FCHS, UAlg/CEIS20, Universidade de Coimbra

Palabras clave:

modernidade, infância, marginalidade, criança em perigo moral

Resumen

Neste trabalho procuramos analisar os discursos sobre a infância em perigo moral que circularam, em Portugal, nas primeiras décadas de novecentos. Partindo do princípio de que um dos resultados da reconstrução da conceção de delinquência infantil, que ocorre no início do século XX, é a emergência da categoria de crianças de risco que se torna alvo privilegiado de um conjunto de ações profiláticas cuja principal finalidade é a prevenção da delinquência procedemos à análise da legislação de proteção à infância e do periódico “A Tutoria - Revista mensal defensora da Infância”, publicado entre 1912 e 1916. Esta análise teve como principais objetivos: compreender o processo de construção da criança em perigo moral, descrever a sua transformação numa questão pública e analisar as estratégias desenvolvidas no sentido de assegurar a sua normalidade.

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Biografía del autor/a

Helder Henriques, ESE-IPPortalegre/CEIS20, Universidade de Coimbra

Assistente na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre

 

Investigador no CEIS20, Universidade de Coimbra

Carla Cardoso Vilhena, FCHS, UAlg/CEIS20, Universidade de Coimbra

Professora Auxiliar

Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, FCHS, UAlg

Investigadora no CEIS20, Universidade de Coimbra

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Henriques, H., & Cardoso Vilhena, C. (2023). A preservação da infância: Análise de discursos sobre a criança em perigo moral (Portugal, 1910-1916). Educação Em Revista, 31(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21181

Número

Sección

Artigos