O CUSTO ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE TERESINA: ENTRE A REALIDADE DO FUNDEB E O SONHO DO CAQi

Autores/as

  • Luís Carlos Sales Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palabras clave:

Financiamento da Educação, Educação Infantil, CAQi, Fundeb.

Resumen

Por que a União precisa aportar mais recursos para a área de educação? Este artigo faz uma contextualização da política educacional brasileira, enfatizando as políticas de fundo (Fundef e Fundeb). Apresenta histórico do processo de municipalização e o estudo do custo aluno/ano da educação infantil em Teresina, em 2012. Como resultado, constatou-se que o custo da educação infantil do município de Teresina ficou acima do valor Fundeb e abaixo do valor projetado para o CAQi (PINTO, 2013) e que as receitas do município (próprias e do Fundeb) não são suficientes para atender a demanda da educação infantil com a qualidade que a população há tantos anos reclama, que o Fundef durante 10 anos negligenciou e o Fundeb ainda não a financia plenamente.

 

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Biografía del autor/a

Luís Carlos Sales, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Sales, L. C. (2023). O CUSTO ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE TERESINA: ENTRE A REALIDADE DO FUNDEB E O SONHO DO CAQi. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21232

Número

Sección

Artigos

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