Copo Meio Cheio ou Copo Meio Vazio? Estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa.

Autores/as

  • Pedro Marcos Roma de Castro Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Universidade de São Paulo (USP)
  • Geciane Silveira Porto Universidade de São Paulo (USP) campus de Ribeirão Preto

Palabras clave:

Estágio Pós-doutoral, produção científica, gestão educacional

Resumen

Foram analisadas publicações sobre o tema da capacitação pós-doutoral nas bases do Web of Science, Proquest, Scielo e portal periódicos CAPES, os resultados da revisão da literatura colocam o Brasil como sendo o possível agente de fronteira neste campo investigativo. Apesar das amostras com organizações universitárias diversificadas, encontraram-se resultados similares entre elas, resultados estes nos quais a variável tempo de carreira docente emerge como principal fator explicativo à transferência pós-doutoral positiva sobre a produção científica e tecnológica. Nesta revisão observa-se que quanto ao marco teórico todos os estudos, sem exceções, convergem para enxergar o fenômeno pós-doutoral à luz da Gestão do Conhecimento e nesta revisão crítica apresenta-se questionamentos sobre os aspectos cruciais do ponto de vista teórico e metodológico para estudo do fenômeno pós-doutoral, entretanto também há uma visão otimista e promissora acerca deste campo de investigação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Marcos Roma de Castro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Universidade de São Paulo (USP)

Psícologo pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutor em Administração de Ciência, Tecnologia e Educação Superior pela Universidade de São Paulo (USP)

Geciane Silveira Porto, Universidade de São Paulo (USP) campus de Ribeirão Preto

Doutora em Administração, Livre docente, professora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Campus de Ribeirão Preto.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Castro, P. M. R. de, & Porto, G. S. (2023). Copo Meio Cheio ou Copo Meio Vazio? Estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21236

Número

Sección

Artigos