EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ACESSO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Palabras clave:
Política de Educação Superior, UAB, Evasão, permanência.Resumen
Este artigo apresenta uma análise da evasão no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo como uma das suas referências o processo de expansão da educação superior na modalidade a distância que se verificou a partir dos anos 1990. A análise dos dados disponíveis no Sitema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB) e no Observatório da Vida do Estudante Universitário (OVEU/UFRN) resultou da pesquisa cujo objetivo foi conhecer o perfil dos estudantes evadidos no curso de licenciatura em Física oferecidas UAB/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O pressuposto central da análise é a compreensão de que a permanência e a evasão são determinados por vários elementos, o que exige das instâncias competentes o reconhecimento da necessidade de criar mecanismos e critérios de acompanhamento mais eficientes e transparentes para favorecer a permanência.
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