NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA

Autores/as

Palabras clave:

educação infantil, práticas pedagógicas

Resumen

Este trabalho tem como objetivo compreender as manifestações afetivas e as possibilidades dialógicas na relação professor-bebê na creche, considerando-as como centrais na ação pedagógica. Com este intuito, foi realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no berçário de uma creche pública numa capital brasileira, onde foram descritas e analisadas práticas pedagógicas na perspectiva da discussão das peculiaridades da docência com bebês. O referencial teórico ancora-se nos estudos de Mikhail Bakhtin e Henri Wallon, de modo especial, nos conceitos de dialogia e afetividade. Na pesquisa, os momentos de cuidado corporal destacaram-se como ocasiões privilegiados de produção dialógica e manifestação afetiva onde expressões corporais e verbais entrelaçavam-se nos modos dos bebês afetarem os adultos e serem por eles afetados. O estudo indica que a intencionalidade pedagógica no berçário envolve a atenção para as iniciativas dos bebês, além da qualidade relacional do trabalho cotidiano. 

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Biografía del autor/a

Daniela Oliveira Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

UFRJ Faculdade de Educação Departamento de Didática Educação Infantil

Rachel Arenari Razuk, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada Pedagogia UFRJ 

Mestranda Educação PPGE /UFRJ

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Guimarães, D. O., & Razuk, R. A. (2023). NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA. Educação Em Revista, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21314

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