O QUE É ENSINAR A ORALIDADE? ANÁLISE DAS PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS APRESENTADAS EM LIVROS DESTINADOS AOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Débora Amorim Gomes da Costa Maciel Universidade de Pernambuco
  • Fabrini Katrine da Silva Bilro Universidade de Pernambuco

Palabras clave:

livro didático de Língua Portuguesa, oralidade, ensino

Resumen

Os documentos que norteiam o ensino de Língua Portuguesa incorporam a compreensão de que a oralidade é um objeto a ser ensinado e aprendido. Mas de que forma os livros didáticos asseguram a sistematização desse eixo de ensino? Este artigo analisa as propostas didáticas para o ensino do oral apresentadas em cinco coleções de livros de Língua Portuguesa, destinadas ao Ensino Fundamental, as quais se encontram em uso nas escolas públicas da Mata Norte Pernambucana. A análise dos dados ocorreu de forma prevalentemente qualitativa, com emprego de elementos da técnica da análise de conteúdo categorial. O aporte teórico ancorou-se na concepção de língua enquanto interação e na compreensão da oralidade enquanto objeto de ensino-aprendizagem. As atividades analisadas evidenciaram uma proposta de ensino que possibilita aos educandos práticas de linguagem para a formação cidadã, conjuntamente ao desenvolvimento da expressão oral e da utilização da linguagem formal nas diversas práticas sociais.

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Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Costa Maciel, D. A. G. da, & Bilro, F. K. da S. (2023). O QUE É ENSINAR A ORALIDADE? ANÁLISE DAS PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS APRESENTADAS EM LIVROS DESTINADOS AOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Em Revista, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21326