Dimensiones política, contextual y de el conocimiento de la formación del profesorado: una perspectiva a la luz del pensamiento bakhtiniano

Autores/as

Palabras clave:

Circulo de Bajtín, formación del profesorado, formacíon dialógico-responsable

Resumen

Con base ​​en el pensamiento bajtiniano, desarrollamos dimensiones de una perspectiva de formación contrahegemónica de profesores de Ciencias Naturales. Esta perspectiva formativa, que llamamos “formación dialógico-responsable de profesores”, consta de siete dimensiones: praxica, ética, estética, política, contextual, del conocimiento e investigativa, tres de las cuales serán desarrolladas en el presente artículo. La construcción de estas dimensiones se llevó a cabo a partir del cotejo de textos del Círculo Bajtiniano con textos de la literatura sobre la formación del profesorado, estableciendo tensiones, contrastes, mostrando insuficiencias y proponiendo avances en relación al modelo de formación hegemónico, dirigido por la racionalidad técnica. En este proceso emergieron dimensiones formativas que, alejadas de un perfil prescriptivo, se constituyen como principios que permiten repensar, transformar, estructurar formaciones que rompan con la perspectiva hegemónica. Sostenemos que nuestras dimensiones permiten resignificar la formación del profesorado en lo referente a la comprensión amplia de la realidad, la criticidad, la autonomía docente, la organicidad de los procesos formativos y la dialogicidad en la construcción del conocimiento.

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Biografía del autor/a

Diomar Caríssimo Selli Deconto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

É licenciado em Física, mestre e doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Caxias do Sul), atuando em cursos técnicos e de graduação. Tem se dedicado, principalmente, à área de formação de professores, ao estudo do pensamento bakhtiniano e da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Licenciada em Física (1987), tem Mestrado (1991) e Doutorado (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 1989 a 1992, atuou como professora de Física na rede pública estadual de ensino de Porto Alegre. Por concurso público, ingressou, em 1994, no Departamento de Física da UFRGS. Atualmente, ocupa o cargo de Professora Titular e é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física. No período de novembro de 2006 a fevereiro de 2010 foi coordenadora do PPG Ensino de Física. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), de 2015 a 2017. Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados - ILEA, de 2014 a 2018. Sob sua orientação, quatro teses foram agraciadas com o Prêmio CAPES de Tese na área de Ensino (em 2014, o prêmio da melhor tese, em 2018, 2020 e 2021, a conquista de Menção Honrosa, sendo a de 2020 como coorientadora). Foi presidente da ABRAPEC (biênio 2017-2019) e, atualmente, exerce o cargo de representante da região Sul (biênio 2019-2021). É Editora-chefe do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e membro do Conselho Editorial das revistas Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales (Espanha), Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Portugal) e Ensaio: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências (Brasil). É líder do grupo "Pesquisa e inovação didática em ensino de Física sob a perspectiva sociocultural" e é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq.

Publicado

2023-03-20

Cómo citar

Deconto, D. C. S., & Ostermann, F. (2023). Dimensiones política, contextual y de el conocimiento de la formación del profesorado: una perspectiva a la luz del pensamiento bakhtiniano. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36778

Número

Sección

Artigos