AS MÃES POUCO ESCOLARIZADAS COMO SUPORTE PARA JOVENS DA ROÇA TEREM ACESSO E PERMANECEREM NO ENSINO SUPERIOR
Palabras clave:
Mulheres rurais, Gênero, Jovens da roça, Escolarização, OportunidadesResumen
Este texto analisa o papel das mães como mulheres rurais
pouco escolarizadas como suporte para que suas filhas tenham acesso e
permaneçam no Ensino Superior. A análise é feita a partir de narrativas
produzidas em situações de entrevistas semiestruturadas com dezessete
jovens que tiveram acesso a diferentes cursos de graduação em dois campi da
Universidade do Estado da Bahia (Uneb). São os dados dessas entrevistas
que permitem compreender como as mães atuam para que tenham, por via
da escolarização, oportunidades diferentes daquelas que elas tiveram/têm de
vivenciar nos contextos rurais. A revisão da literatura utilizada na pesquisa permite analisar de maneira comparativa as condições enfrentadas pelas
mulheres rurais da geração das mães e das filhas e apontar o investimento na
escolarização como um futuro promissor para as mulheres da atual geração.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.