A COORDENAÇÃO FEDERATIVA DO MEC NO ÂMBITO DO PAR: SINAIS DE ARRANJOS E REGRAS DE DECISÃO PARA A GESTÃO EDUCACIONAL
Palabras clave:
Federalismo cooperativo, Relações intergovernamentais, Plano de Ações ArticuladasResumen
O artigo busca compreender a dinâmica de compartilhamento do poder na interdependência
entre os entes federados, com foco na análise do papel do MEC enquanto coordenador da política
educacional relativa ao Plano de Ações Articuladas (PAR). A pesquisa é de natureza qualitativa, baseandose em análise documental e de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, organizada por meio de
categorias temáticas, com a elaboração de rede semântica. Discute-se que o MEC atua para instituir a
cultura de planejamento, prestar um atendimento unificado e induzir demandas. Em contrapartida,
releva-se a existência de fragmentação das ações e de deficiências na resposta aos Municípios. Conclui-se
que o MEC deve trabalhar para elevar o nível de conhecimento processual dos Municípios e resolver as
fragilidades de seus próprios processos gerenciais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.