O CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR PARA A REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • SOLANGE NATALINA BOESING CRESTANI Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, PR, Brasil
  • FRANCIELE CLARA PELOSO Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, PR, Brasil.

Palavras-chave:

Formação de Professores, Curso de Pedagogia, Região Sudoeste do Paraná

Resumo

Este estudo é resultado de uma dissertação de mestrado que discute a formação inicial do
profissional da pedagogia na região Sudoeste do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar como
ocorre esse processo de formação. Especificamente, buscamos identificar os cursos de Pedagogia da
referida região, bem como verificar e descrever os pressupostos teóricos presentes nos projetos
pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Também procuramos analisar a concepção de profissional presente
nos projetos pedagógicos e, por fim, analisar as matrizes curriculares dos cursos, para verificar se essas
estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2015).
Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Para tanto, evidenciamos que: 1) os pressupostos
teóricos se pautam na pedagogia histórico- crítica; 2) a concepção de profissional se sustenta em
consistente formação teórica e prática; e 3) as instituições apresentam matrizes curriculares em
consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2015).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

BOESING CRESTANI, S. N. ., & CLARA PELOSO, F. . (2020). O CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR PARA A REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38063

Edição

Seção

Artigos