METAPESQUISA: A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Naira Muylaert PUC-Rio
  • Ana Cristina Prado Oliveira
  • Paula Araujo da Costa

Palabras clave:

Implementación de políticas públicas, Metainvestigación, Educación, Ciencia política, Producción de conocimientos

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo analizar las referencias teóricas y los conceptos analíticos (llamados descriptores) movilizados por los estudios sobre la implementación de políticas públicas en el ámbito de la Educación. El estudio parte de la hipótesis de que la producción académica sobre el tema de la implementación en el ámbito de la Educación es escasa. Para comprobar esta hipótesis, realizamos una meta-investigación a partir de la definición de algunos descriptores y teóricos de referencia del ámbito de la Ciencia Política, para el relevamiento de la producción académica -tesis, tesinas y artículos- en el ámbito de la Educación en los años 2018 y 2019. En total, identificamos 10 artículos y 25 tesis y disertaciones que movilizan conceptos y referencias sobre el tema de la implementación siendo que entre las tesis y disertaciones hay una mayor concentración de estudios sobre agentes de implementación y, entre los artículos, una mayor concentración de estudios sobre estructuras de gobernanza. A partir de los resultados, consideramos que existe un acercamiento "en construcción" a la literatura específica del campo de la Ciencia Política, sobre la implementación, por parte de los investigadores del área educativa. Además, al igual que en otros estudios que involucran encuestas bibliográficas, reconocemos que los resultados encontrados se limitan a los criterios de selección y categorización referencial definidos por los autores y que, aunque no expresen una generalización de las tendencias de la producción académica sobre la implementación de políticas educativas, sus resultados arrojan luz a un campo aún poco explorado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Naira Muylaert, PUC-Rio

Professora Assistente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É Doutora (2016) e mestra (2012) em Educação pela PUC-Rio. Realizou, em 2014, o Programa de Doutorado Sanduíche na L?Universté de Génève, com o professor Marcel Crahay. Em 2019, concluiu o Pós-Doutaramento (PDJ, CNPq, 2019) na PUC-Rio. Graduou-se em, em 2007, no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Desde 2010 é pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd), na PUC-Rio e, desde 2019, atua como vice-coordenadora deste grupo. Participa, desde 2014 da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), sendo atual membro da Equipe de Coordenação. É membro das associações de pesquisa: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas em educação, justiça na educação, desigualdades educacionais, metodologias quantitativas de pesquisa.

Ana Cristina Prado Oliveira

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Educação pela PUC-Rio (2015) - sua tese recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2016 - onde também concluiu um Pós-Doutaramento (PDJ, CNPq, 2016). É Mestre em Educação pela mesma instituição (2012). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e possui Especialização em Teoria e Prática Piagetiana pela Unicamp (2001). Atuou profissionalmente na Educação Básica por 17 anos, como professora, coordenadora pedagógica e tutora em cursos de Formação Continuada para professores. Atualmente é pesquisadora e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento da Educação (POGEFE), na UNIRIO e vice-coordenadora do grupo de pesquisa interinstitucional Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio), além de membro de grupos de pesquisa internacionais (ISLDN e ISSPP). Participa, desde 2015 da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), tendo sido membro da Equipe de Coordenação (2018 a 2021). É membro das associações de pesquisa: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É Membro do corpo editorial da Journal of School Leadership (USA). Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: gestão escolar, liderança, clima escolar, avaliação, políticas públicas, tendo publicações nesta área.

Paula Araujo da Costa

Pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e integrante do Laboratório de Avaliação da Educação (LAED). Ex- participante do Grupo de Pesquisa em Educação e Desigualdades Sociais (GPEDS) entre 2017-2018, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ex-participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2015-2016).

Publicado

2023-03-20

Cómo citar

Muylaert, N., Prado Oliveira, A. C., & Araujo da Costa, P. (2023). METAPESQUISA: A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38352

Número

Sección

Artigos