EL ENTORNO EDUCATIVO A TRAVÉS DE LOS LENTES DE UN GRUPO DE TUTORÍA DE PARES PARA ESTUDIANTES DE MÉDICA

Autores/as

  • Bruna Carolina Pereira Cruz Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Lídia Duarte Costa Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Ana Carolina Damasceno Cavalcanti Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Fernanda Dominique de Souza Gonçalves Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Manuella Costa de Melo Faria Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Graziella Lage Oliveira https://orcid.org/0000-0002-3387-3583

Palabras clave:

Educación Médica, Tutoría, evaluación educativa

Resumen

La percepción del proceso de aprendizaje está conformada por experiencias individuales y relacionada con el entorno académico. Este artículo tuvo como objetivo evaluar la percepción del entorno educativo de los estudiantes de medicina vinculados al grupo de mentoría entre pares GEDAAM (Grupo de Estudio de Didáctica Aplicada al Aprendizaje de la Medicina) de la Universidad Federal de Minas Gerais. Los datos provienen de un estudio transversal con 129 miembros de GEDAAM. Se utilizó la escala Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) para evaluar la percepción del entorno educativo. Se realizaron análisis descriptivos y comparativos (prueba de Chi-cuadrado). Para casi todos los dominios evaluados, la percepción de los estudiantes fue más positiva que negativa (puntuación global = 108,41). Cuanto más tiempo se pasa en GEDAAM, peor es la percepción global del entorno educativo. Se sugiere que la participación en el GEDAAM contribuya a una visión más crítica del entorno de la enseñanza médica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Carolina Pereira Cruz, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Estudante de Medicina pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Atualmente membro do Diretório Acadêmico Fued Elias Esper (DAFEE). Vice-presidente da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC). Participante da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGOP) e Liga de Clínica Médica (LACLIM). Diretora Científica do Projeto GEDDAM UFMG.

 

Lídia Duarte Costa, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduanda de Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi monitora de ciências sociais aplicadas à Saúde do departamento de medicina preventiva e social da UFMG (2018). Atualmente é diretora geral da Diretoria Científica do GEDAAM na UFMG, onde também atuou como diretora de ensino e coordenadora de grupo; foi monitora de anatomia sistêmica e atualmente é monitora de anatomia topográfica e imagem do departamento de Anatomia e Imagem; faz parte do projeto de extensão "Educação da população sobre o uso correto de medicamentos" do departamento de farmacologia da UFMG; faz iniciação científica auxiliando no exame de escore de cálcio carótido no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - Brasil (ELSA - Brasil). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em medicina preventiva e social, epidemiologia e anatomia humana.

Ana Carolina Damasceno Cavalcanti, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Graduanda de Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atuante em projetos direcionados ao processo ensino-aprendizagem, sendo fundadora do Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado de Medicina em 2020, na UFVJM (GEDAAM-UFVJM) e membro da Diretoria de Relações Externas do GEDAAM-UFMG. Integra o Corpo de Apoio da Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG) na gestão de 2021 e é secretária do Comitê da IFMSA Brazil UFVJM-Mucuri. Atual Diretora Científica da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM) da UFVJM. Foi membro ligante da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMF) da UFVJM, em 2019. Participou como voluntária na Iniciação Científica no Laboratório de Comportamento Celular, Departamento de Patologia, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2018. Foi monitora bolsista da disciplina de Biologia Celular e Histologia em 2017/2 e 2018/1 na Faminas-BH. Tem experiência na organização de eventos científicos e participa em pesquisas diversas, com foco em educação médica, patologia e histologia.

Fernanda Dominique de Souza Gonçalves, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Estudante de medicina na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Voluntária de Iniciação Científica pelo Programa Health Lab. Membro do Corpo de Apoio da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG). Foi coordenadora, Diretora de Ensino, de Marketing e Científica do Grupo de Ensino em Didática Aplicada ao Aprendizado em Medicina (GEDAAM) da UFMG. É pesquisadora na área de cirurgia cardiovascular pelo Lifebox GSA StudentResearchProgramme de Londres. Pesquisadora de lesões pré-malignas e malignas pela LACCIME. Membro da Liga Acadêmica de Nefrologia (LANEFRO) da FCMMG, da Liga Acadêmica de Dermatologia (LADERME) da Unifenas - BH e da Liga Acadêmica de Cirurgia (LACCIME) da FCMMG. Participou da Comissão Organizadora da IV Mostra de Saúde Coletiva da FCMMG em 2019 e da comissão organizadora do evento Medicina de Emergência e Direito Médico em 2021

 

Manuella Costa de Melo Faria, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Graduanda do 4° ano de Medicina pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), com conclusão prevista para 2024. Atualmente Diretora Social da Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAPSIQ). Membro da Liga Acadêmica de oftalmologia (LAOFTU) e da Liga Acadêmica de Alergias (LAAI).  Participou do Curso de Anatomia em Cadáveres frescos, ministrado na UniversityOf South Florida. Compôs a Diretoria Científica do projeto GEDAAM UFMG

Graziella Lage Oliveira

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2002), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós doutorado em Saúde Coletiva pelo Centro de Pesquisa René Rachou - Fiocruz/MG. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa GEVISA-UFMG (Grupo de Estudos em Violência e Saúde Mental). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, Políticas de Saúde e Planejamento, avaliação de tecnologias em saúde, saúde mental e saúde do trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, avaliação de serviços de saúde, validação de instrumentos, sistemas de informação em saúde e saúde coletiva.

Publicado

2023-04-17

Cómo citar

Carolina Pereira Cruz, B., Duarte Costa, L., Damasceno Cavalcanti, A. C., Dominique de Souza Gonçalves, F. ., Costa de Melo Faria, M., & Lage Oliveira, G. (2023). EL ENTORNO EDUCATIVO A TRAVÉS DE LOS LENTES DE UN GRUPO DE TUTORÍA DE PARES PARA ESTUDIANTES DE MÉDICA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40451

Número

Sección

Artigos