O AMBIENTE EDUCACIONAL PELAS LENTES DE UM GRUPO DE MENTORIA ENTRE PARES PARA ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Bruna Carolina Pereira Cruz Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Lídia Duarte Costa Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Ana Carolina Damasceno Cavalcanti Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Fernanda Dominique de Souza Gonçalves Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Manuella Costa de Melo Faria Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Graziella Lage Oliveira https://orcid.org/0000-0002-3387-3583

Palavras-chave:

Educação Médica, Tutoria, avaliação educacional

Resumo

A percepção do processo de aprendizagem é moldada por experiências individuais e relacionadas ao meio acadêmico. Este artigo objetivou avaliar a percepção do ambiente educacional de estudantes de medicina ligados ao grupo de mentoria entre pares GEDAAM (Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado da Medicina) da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados são provenientes de estudo transversal com 129 membros do GEDAAM. A escala Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) foi utilizada para avaliar a percepção do ambiente educacional. Foram realizadas análises descritivas e comparativas (Teste Qui-quadrado). Para quase todos os Domínios avaliados a percepção dos estudantes foi mais positiva do que negativa (escore Global=108,41). Quanto maior o tempo de permanência no GEDAAM, pior a percepção Global do ambiente educacional. Sugere-se que participar do GEDAAM contribua para uma visão mais crítica do ambiente de ensino de medicina.

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Biografia do Autor

Bruna Carolina Pereira Cruz, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Estudante de Medicina pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Atualmente membro do Diretório Acadêmico Fued Elias Esper (DAFEE). Vice-presidente da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC). Participante da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGOP) e Liga de Clínica Médica (LACLIM). Diretora Científica do Projeto GEDDAM UFMG.

 

Lídia Duarte Costa, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduanda de Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi monitora de ciências sociais aplicadas à Saúde do departamento de medicina preventiva e social da UFMG (2018). Atualmente é diretora geral da Diretoria Científica do GEDAAM na UFMG, onde também atuou como diretora de ensino e coordenadora de grupo; foi monitora de anatomia sistêmica e atualmente é monitora de anatomia topográfica e imagem do departamento de Anatomia e Imagem; faz parte do projeto de extensão "Educação da população sobre o uso correto de medicamentos" do departamento de farmacologia da UFMG; faz iniciação científica auxiliando no exame de escore de cálcio carótido no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - Brasil (ELSA - Brasil). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em medicina preventiva e social, epidemiologia e anatomia humana.

Ana Carolina Damasceno Cavalcanti, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Graduanda de Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atuante em projetos direcionados ao processo ensino-aprendizagem, sendo fundadora do Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado de Medicina em 2020, na UFVJM (GEDAAM-UFVJM) e membro da Diretoria de Relações Externas do GEDAAM-UFMG. Integra o Corpo de Apoio da Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG) na gestão de 2021 e é secretária do Comitê da IFMSA Brazil UFVJM-Mucuri. Atual Diretora Científica da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM) da UFVJM. Foi membro ligante da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMF) da UFVJM, em 2019. Participou como voluntária na Iniciação Científica no Laboratório de Comportamento Celular, Departamento de Patologia, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2018. Foi monitora bolsista da disciplina de Biologia Celular e Histologia em 2017/2 e 2018/1 na Faminas-BH. Tem experiência na organização de eventos científicos e participa em pesquisas diversas, com foco em educação médica, patologia e histologia.

Fernanda Dominique de Souza Gonçalves, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Estudante de medicina na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Voluntária de Iniciação Científica pelo Programa Health Lab. Membro do Corpo de Apoio da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG). Foi coordenadora, Diretora de Ensino, de Marketing e Científica do Grupo de Ensino em Didática Aplicada ao Aprendizado em Medicina (GEDAAM) da UFMG. É pesquisadora na área de cirurgia cardiovascular pelo Lifebox GSA StudentResearchProgramme de Londres. Pesquisadora de lesões pré-malignas e malignas pela LACCIME. Membro da Liga Acadêmica de Nefrologia (LANEFRO) da FCMMG, da Liga Acadêmica de Dermatologia (LADERME) da Unifenas - BH e da Liga Acadêmica de Cirurgia (LACCIME) da FCMMG. Participou da Comissão Organizadora da IV Mostra de Saúde Coletiva da FCMMG em 2019 e da comissão organizadora do evento Medicina de Emergência e Direito Médico em 2021

 

Manuella Costa de Melo Faria, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Graduanda do 4° ano de Medicina pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), com conclusão prevista para 2024. Atualmente Diretora Social da Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAPSIQ). Membro da Liga Acadêmica de oftalmologia (LAOFTU) e da Liga Acadêmica de Alergias (LAAI).  Participou do Curso de Anatomia em Cadáveres frescos, ministrado na UniversityOf South Florida. Compôs a Diretoria Científica do projeto GEDAAM UFMG

Graziella Lage Oliveira

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2002), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós doutorado em Saúde Coletiva pelo Centro de Pesquisa René Rachou - Fiocruz/MG. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa GEVISA-UFMG (Grupo de Estudos em Violência e Saúde Mental). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, Políticas de Saúde e Planejamento, avaliação de tecnologias em saúde, saúde mental e saúde do trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, avaliação de serviços de saúde, validação de instrumentos, sistemas de informação em saúde e saúde coletiva.

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Carolina Pereira Cruz, B., Duarte Costa, L., Damasceno Cavalcanti, A. C., Dominique de Souza Gonçalves, F. ., Costa de Melo Faria, M., & Lage Oliveira, G. (2023). O AMBIENTE EDUCACIONAL PELAS LENTES DE UM GRUPO DE MENTORIA ENTRE PARES PARA ESTUDANTES DE MEDICINA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40451

Edição

Seção

Artigos