Imagens de professores: a visibilidade dos profissionais na Revista do Professor - São Paulo 1934 - 1965

Autores/as

  • Paula Perin Vicentini

Palabras clave:

História da Profissão Docente, Imagens de Professores, Profissionalização do Magistério

Resumen

O presente texto propõe-se analisar o modo como os professores eram representados nas fotografias e ilustrações da Revista do professor (1934-1965), órgão informativo do CPP (Centro de Professorado Paulista), fundado em 1930 e que ainda hoje congrega aproximadamente 110.000 professores. Tendo sua imagem vinculada ao segmento majoritário do magistério paulista na época de sua criação - os professores primários -, o CPP foi durante um período significativo a principal associação docente do estado. Este trabalho visa a examinar os espaços nos quais os professores tinham visibilidade no periódico publicado pela entidade, de modo a identificar a natureza das imagens, com base nos trabalhos de Roland Barthes e de Walter Benjamin acerca da fotografia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Vicentini, P. P. (2023). Imagens de professores: a visibilidade dos profissionais na Revista do Professor - São Paulo 1934 - 1965. Educação Em Revista, 16(32). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42769