Imagens de professores: a visibilidade dos profissionais na Revista do Professor - São Paulo 1934 - 1965
Palabras clave:
História da Profissão Docente, Imagens de Professores, Profissionalização do MagistérioResumen
O presente texto propõe-se analisar o modo como os professores eram representados nas fotografias e ilustrações da Revista do professor (1934-1965), órgão informativo do CPP (Centro de Professorado Paulista), fundado em 1930 e que ainda hoje congrega aproximadamente 110.000 professores. Tendo sua imagem vinculada ao segmento majoritário do magistério paulista na época de sua criação - os professores primários -, o CPP foi durante um período significativo a principal associação docente do estado. Este trabalho visa a examinar os espaços nos quais os professores tinham visibilidade no periódico publicado pela entidade, de modo a identificar a natureza das imagens, com base nos trabalhos de Roland Barthes e de Walter Benjamin acerca da fotografia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.