Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular

Autores/as

  • Cláudio Lúcio Mendes

Palabras clave:

Currículo, Reforma Educacional, Educação Física, Ensino Superior, Continuidades e Descontinuidade

Resumen

Ao estudarmos a reforma do currículo do Curso de Educação Física da EEF/UFMG, finalizada em 1990, encontramos um conjunto de discursos recorrentes sobre reforma e mudança. Esses enunciados sugerem que um processo de reforma resultaria, naturalmente, em mudanças. Mas será que uma reforma ocasiona automaticamente mudanças no currículo? O que pode ser chamado de mudança? O que persiste? Como se dá esse processo? Este texto contrapõe-se à idéia de que, ocorrendo reforma, ocorreriam mudanças num sentido linear e evolutivo. Busca mostrar que, na reforma estudada, há continuidades, em decorrência da manutenção de posturas e de visões já presentes no processo de reestruturação e na sociedade em geral. Mostra igualmente que, algumas vezes, começam a circular outros discursos na área, promovendo mudanças, descontinuidades, em função de novas manifestações de poder no campo em estudo.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Mendes, C. L. (2023). Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular. Educação Em Revista, 16(32). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42810