O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa

Autores

  • Carmen Domingues Reste Membro efetivo do LEIP - Laboratório de Investigação em Educação em Português, pertencente ao CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Departamento de Educação. Universidade de Aveiro.

Palavras-chave:

Entrevista, Investigação Qualitativa, Representações Sociais, Escola Reflexiva, Educação Intercultural

Resumo

Subjaz a este artigo uma tese de doutoramento, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo.

Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3.º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica, como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Domingues Reste, Membro efetivo do LEIP - Laboratório de Investigação em Educação em Português, pertencente ao CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Departamento de Educação. Universidade de Aveiro.

Licenciada em Filosofia - Via Ensino pela Universidade Católica Portuguesa em 1993 Mestrado em Filosofia pela Universidade do Minho em 2000 Doutorada em Didática e Formação pela Universidade de Aveiro em 2014

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Reste, C. D. (2023). O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216

Edição

Seção

Artigos