DO PROJETO PEDAGÓGICO À AULA UNIVERSITÁRIA
APRENDER A ENSINAR COM TDIC EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
tecnologias digitais, formação de professores, licenciatura em MatemáticaResumo
Partindo de resultados que apontaram a formação para o uso das Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação (TDIC) nos projetos pedagógicos de dois cursos de Licenciatura em
Matemática de uma universidade pública do estado de São Paulo, realizamos uma pesquisa com o
objetivo geral de investigar essa formação a partir de dados coletados com alunos concluintes, por
questionário, e com professores e coordenadoras, por entrevista semiestruturada. Constatamos que, na
prática, em cada curso essa formação é promovida por uma disciplina: uma com enfoque em mídias e
outra com enfoque na produção de material didático. Porém, aos olhos dos participantes, a formação
para o uso das TDIC existiu em outras disciplinas e em toda atividade, inclusive extraclasse, que
envolveu tecnologia, ocorrendo em situações que vão do “aprender sobre” ao “aprender a ensinar
com” tecnologia; tais situações, isoladamente, não comportam o conhecimento tecnológico e
pedagógico do conteúdo (TPACK), além de não estarem asseguradas ao futuro professor, quando
inscritas em optativas ou circunscritas à metodologia de um professor. Subjacentes às atividades
descritas estão a concepção realista, comum a todos os participantes, a otimista, verificada somente
entre os alunos, e a pessimista — todas elas carregando conflitos epistemológicos, evidenciados, por
exemplo, nos casos em que a concepção (construcionista) de aprendizagem do professor não converge
com os meios (instrucionistas) adotados por ele para propiciá-la ao aluno. Concluímos que, se efetiva, a
formação anunciada nos projetos poderia fazer a diferença na constituição do professor como agente
da mudança, apto ao exercício da profissão em contextos inusitados
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.