DO PROJETO PEDAGÓGICO À AULA UNIVERSITÁRIA

APRENDER A ENSINAR COM TDIC EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Rosemara Perpetua Lopes
  • MONICA FÜRKOTTER

Palavras-chave:

tecnologias digitais, formação de professores, licenciatura em Matemática

Resumo

Partindo de resultados que apontaram a formação para o uso das Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação (TDIC) nos projetos pedagógicos de dois cursos de Licenciatura em
Matemática de uma universidade pública do estado de São Paulo, realizamos uma pesquisa com o
objetivo geral de investigar essa formação a partir de dados coletados com alunos concluintes, por
questionário, e com professores e coordenadoras, por entrevista semiestruturada. Constatamos que, na
prática, em cada curso essa formação é promovida por uma disciplina: uma com enfoque em mídias e
outra com enfoque na produção de material didático. Porém, aos olhos dos participantes, a formação
para o uso das TDIC existiu em outras disciplinas e em toda atividade, inclusive extraclasse, que
envolveu tecnologia, ocorrendo em situações que vão do “aprender sobre” ao “aprender a ensinar
com” tecnologia; tais situações, isoladamente, não comportam o conhecimento tecnológico e
pedagógico do conteúdo (TPACK), além de não estarem asseguradas ao futuro professor, quando
inscritas em optativas ou circunscritas à metodologia de um professor. Subjacentes às atividades
descritas estão a concepção realista, comum a todos os participantes, a otimista, verificada somente
entre os alunos, e a pessimista — todas elas carregando conflitos epistemológicos, evidenciados, por
exemplo, nos casos em que a concepção (construcionista) de aprendizagem do professor não converge
com os meios (instrucionistas) adotados por ele para propiciá-la ao aluno. Concluímos que, se efetiva, a
formação anunciada nos projetos poderia fazer a diferença na constituição do professor como agente
da mudança, apto ao exercício da profissão em contextos inusitados

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

Rosemara Perpetua Lopes, & MONICA FÜRKOTTER. (2020). DO PROJETO PEDAGÓGICO À AULA UNIVERSITÁRIA: APRENDER A ENSINAR COM TDIC EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35627

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.