CIÊNCIA, POESIA, FILOSOFIA: DIÁLOGOS CRÍTICOS DA TEORIA À SALA DE AULA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Poesia, Histórico-cultural, Ciência e ArteResumo
Este artigo apresenta contribuições teóricas e empíricas para discutir o uso de poesias na
educação científica. As contribuições teóricas perpassam pelas discussões entre: a ciência, a arte e o
ensino; a imaginação e a criação nas atividades literárias e científicas; e as interfaces entre a estética e a
cognição. As contribuições empíricas analisam poesias produzidas por estudantes do 9º ano do ensino
fundamental em aulas de Ciências. As análises baseiam-se nas contribuições teórico-metodológicas
propostas por Vigotski, que permitiram a produção de três categorias para analisar as poesias
produzidas, a saber: questionamento da realidade, questionamento do saber humano e posicionamento
responsivo. Os poemas exibiram diferentes orientações para a realidade, com emprego de conceitos
trabalhados em sala de aula para sustentar os posicionamentos dos estudantes. Tal fato nos mostra a
apropriação de ferramentas culturais (conceitos), visto que há o uso das mesmas em um contexto
autônomo. As análises indicam que as poesias contemplaram aspectos cognitivos, emocionais e
responsivos frente aos assuntos abordados, ao passo que sugerem que o uso de poesias em práticas
didáticas de ciências pode contribuir com o desenvolvimento da formação crítica dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.