CIÊNCIA, POESIA, FILOSOFIA: DIÁLOGOS CRÍTICOS DA TEORIA À SALA DE AULA

Autores

  • GUILHERME DA SILVA LIMA Universidade Federal de Ouro Preto
  • JOÃO EDUARDO FERNANDES RAMOS Universidade Federal de Pernambuco, PE, Brasil
  • LUÍS PAULO DE CARVALHO PIASSI Universidade de São Paulo, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Poesia, Histórico-cultural, Ciência e Arte

Resumo

Este artigo apresenta contribuições teóricas e empíricas para discutir o uso de poesias na
educação científica. As contribuições teóricas perpassam pelas discussões entre: a ciência, a arte e o
ensino; a imaginação e a criação nas atividades literárias e científicas; e as interfaces entre a estética e a
cognição. As contribuições empíricas analisam poesias produzidas por estudantes do 9º ano do ensino
fundamental em aulas de Ciências. As análises baseiam-se nas contribuições teórico-metodológicas
propostas por Vigotski, que permitiram a produção de três categorias para analisar as poesias
produzidas, a saber: questionamento da realidade, questionamento do saber humano e posicionamento
responsivo. Os poemas exibiram diferentes orientações para a realidade, com emprego de conceitos
trabalhados em sala de aula para sustentar os posicionamentos dos estudantes. Tal fato nos mostra a
apropriação de ferramentas culturais (conceitos), visto que há o uso das mesmas em um contexto
autônomo. As análises indicam que as poesias contemplaram aspectos cognitivos, emocionais e
responsivos frente aos assuntos abordados, ao passo que sugerem que o uso de poesias em práticas
didáticas de ciências pode contribuir com o desenvolvimento da formação crítica dos estudantes.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DA SILVA LIMA, G., FERNANDES RAMOS, J. E., & DE CARVALHO PIASSI, L. P. (2020). CIÊNCIA, POESIA, FILOSOFIA: DIÁLOGOS CRÍTICOS DA TEORIA À SALA DE AULA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37819

Edição

Seção

Artigos