O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO

Autores

  • ANA DA COSTA POLONIA Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro-DF). Brasília, DF, Brasil.
  • MARIA DE FÁTIMA SOUZA SANTOS Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE, Brasil.

Palavras-chave:

competências, representações sociais, práticas pedagógicas, formação

Resumo

O artigo caracteriza as representações sociais sobre o desenvolvimento de competências
acadêmicas, no ensino superior, e os reflexos nas práticas pedagógicas. Foram entrevistados 12
professores de uma instituição do Distrito Federal, e as análises realizadas pelo software IRaMuTeQ
geraram três classes: (a) enfoque na realização da tarefa (tecnólogo); (b) papel formativo do educador
(licenciatura); e (c) práticas direcionadas ao desenvolvimento do aluno (bacharelado). Os resultados
apontam que os docentes desenvolvem suas práticas considerando o seu habitat profissional, retratando
ações ligadas à futura atividade laboral quanto à realização e à operacionalização das tarefas (tecnólogo);
na licenciatura, observa-se a articulação entre conhecimentos, valores e atuação ética em uma perspectiva
humanista no processo formativo; e no bacharelado, a construção de saberes pelos estudantes, no
domínio de conhecimentos e atuação profissional. As representações sociais ressaltam a diversidade de
práticas alicerçadas nas áreas de atuação docente, revelando mundos próximos e em conexão com a futura
atividade profissional.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DA COSTA POLONIA, A., & SOUZA SANTOS, M. D. F. . (2020). O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37822

Edição

Seção

Artigos