A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO EM DEBATE: ESTARIA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA REABILITANDO O ENSINO TRADICIONAL?
Palavras-chave:
Educação escolar, Teoria pedagógica, Transmissão de conhecimentos, Pedagogia histórico-críticaResumo
O artigo se propõe a aprofundar o debate acerca da defesa da transmissão dos
conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos reivindicada pela pedagogia histórico-crítica no atual
contexto político-cultural de obscurantismo e ataques à razão. Com base em investigação teóricoconceitual de tipo bibliográfica, explora as diferenças entre a proposição histórico-crítica e os métodos
tradicionais de ensino, sustentando que o combate às pedagogias não-diretivas não outorga um
movimento de reabilitação da pedagogia tradicional, marcada pela prevalência do método indutivo, pelo
verbalismo e pela apreensão acrítica da relação escola-sociedade. Conclui-se que a pedagogia históricocrítica conserva o princípio da transmissão do conhecimento para todos, mas, uma vez que baseia em
outra concepção de conhecimento, realiza-se a partir de outro método e subordina-se a outra finalidade,
tal princípio é requalificado, vislumbrando a práxis. Postula-se, enfim, a compreensão da transmissão de
conhecimento como princípio de esfera ontológica – e não didática ou operacional – do processo
educativo.
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