A ESFINGE, A TEIA E O ENREDO: LETRAMENTO E CAMINHOS DA DEMOCRACIA NO BRASIL
Palavras-chave:
Letramento, Discurso, Educação para a cidadania, Indústria cultural, DemocraciaResumo
Este trabalho objetiva analisar as possibilidades do letramento para uma pedagogia cidadã.
Parte-se da ideia de Educação como emancipação, associando-a ao contexto da comunicação de massa,
a partir das reflexões de Adorno e Horhkeimer, mas sem desprezar a importância da cultura como
instrumento de mediação na relação sujeito e mundo. Adotamos a perspectiva interdisciplinar dos
Estudos Culturais, mais especificamente os estudos de Richard Hoggart, pela qual entendemos que os
consumidores/espectadores – mesmo expostos aos mass media, que tendem a exercer certo controle
cultural e social através do uso do discurso competente – não estão inertes, permeáveis, mas em
condições de produzir respostas. Nesse sentido, vislumbra-se a centralidade de políticas educacionais
que pensem o letramento como processo que engloba habilidade técnica e aspectos cognitivos,
inseridos em um contexto social e cultural que envolve estruturas de poder e ideologia, conforme Brian
Street.Assim, o letramento, em um programa educacional para a liberdade inspirado pelo pensamento
freiriano e na perspectiva da formação cidadã concretizada pela participação e pela inclusão discursiva,
afigura-se como uma possibilidade para ampliar a democracia no Brasil.
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