ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE NOVA: MAPEAMENTO E REFLEXÕES
Palavras-chave:
Assessoria Pedagógica Universitária, Pedagogia Universitária, Formação Pedagógica Docente, Universidade NovaResumo
Este artigo tem o escopo de apresentar o mapeamento da Assessoria Pedagógica
Universitária no contexto da Universidade Nova, ou seja, trata dos setores institucionais que se
responsabilizam pela formação pedagógica docente, nas universidades federais brasileiras que
formalizaram e implantaram cursos de Bacharelados Interdisciplinares. Tendo o mapeamento como
modelo metodológico de pesquisa, foi utilizada a pesquisa documental e a análise documental como
instrumentos de coleta e análise dos dados, respectivamente. Compondo uma pesquisa finalizada de
doutoramento em educação (XAVIER, 2019), no campo da Pedagogia Universitária, o mapeamento
desenvolveu-se entre os anos de 2016 e 2019, decurso temporal necessário para se verificar os
movimentos de constituição do setor objeto da pesquisa, nas instituições que compuseram o recorte. Os
resultados apontam que há uma tendência no estabelecimento de setores responsáveis pela formação
pedagógica docente, embora ainda haja um percurso intenso a ser percorrido, no sentido de legitimar e
consolidar tais setores, ao ponto de serem institucionalmente denominados por Assessoria Pedagógica
Universitária. Por outro lado, os resultados demonstram, ainda, que, mesmo havendo uma tendência na
implantação de tais setores, há diferentes níveis de compromisso para com este movimento. De tal modo,
verificam-se instituições já avançadas na consolidação de setores responsáveis pelo assessoramento
pedagógico docente, outras encaminhando esta implantação, mas, na contramão, instituições que
ignoram este processo e não têm nenhum setor responsável por este serviço de assessoramento, o que
nos remete, novamente, à questão da necessidade de institucionalização de tais setores.
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