AVALIAÇÃO DE CONTEXTO:

ANÁLISE COLEGIADA DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS

Autores

  • Patrícia Corsino
  • Catarina Moro Universidade Federal do Paraná-UFPR
  • Jordanna Castelo Branco Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Avaliação de contexto, Educação Infantil, Formação de professores, participação democrática

Resumo

A avaliação de contexto se baseia numa metodologia participativa que articula dois eixos: i) “a negociação da qualidade” e ii) “a promoção a partir do interno”, que aliam auto avaliação com avaliação externa, num processo dialógico de confronto de pontos de vista. O objetivo desta avaliação é de sistematizar hipóteses e projetos de melhoria educativa a partir dos itens avaliados. Trata-se de uma avaliação reflexiva, na qual as reivindicações, preocupações e questões dos grupos de interesse são a base para determinar as problematizações e mudanças necessárias. É um processo avaliativo participativo e formativo organizado em etapas. O presente trabalho tem como objetivo analisar uma das etapas da avaliação de contexto, na sua fase inicial, em duas experiências avaliativas de contexto: uma realizada no Rio de Janeiro-RJ e outra em Pinhais-PR. Esta etapa consiste na realização da análise crítica do instrumento de avaliação realizada pelos professores em conjunto com o avaliador externo. Todo processo foi registrado em áudio, transcrito e analisado, tendo como referencial teórico os estudos de Bondioli e Savio (2015), Moro e Coutinho (2018), Corsino e Branco (2019), dentre outros. Observou-se que nos dois contextos avaliados, ao longo do processo avaliativo, os resultados evidenciaram a importância da analise dos instrumentos para o processo formativo, em virtude da tomada de consciência dos professores acerca dos aspectos a serem avaliados, bem como para a construção de entendimentos comuns nas equipes, num processo participativo, dialógico e democrático.

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Biografia do Autor

Patrícia Corsino

Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Foi professora e coordenadora pedagógica de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental por 18 anos e desde 1997 é professora e pesquisadora universitária. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da UFRJ de 2014 a 2018, coordenadora do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação -Forpred da Região Sudeste (2014-2016), membro do Comitê Científico do GT 07 - Educação das crianças de 0 a 6 anos, da Anped (2016-2021), vice coordenadora do comitê científico da Anped ( 2019-2021). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE-UFRJ, coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC e coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa Infância , Linguagem e Educação. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Educação Infantil (políticas, práticas pedagógicas e formação de professores), infância e linguagem, alfabetização, leitura e escrita e literatura infantil. 

Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Professora Associada na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade. Coordena o Projeto de Extensão Educação Infantil: saberes e políticas em debate e a Revista Virtual de Educação Infantil - REVIREI. Foi Coordenadora do Curso de Especialização (lato-sensu) em Docência na Educação Infantil. É Bacharel e Licenciada em Psicologia, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Entre 2015 e 2016 esteve vinculada ao Programa de Pós Doutorado no Exterior pela CAPES, sob orientação de Anna Bondioli e Donatella Savio, no Dipartimento di Studi Umanistici, da Università Degli Studi di Pavia. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas educativas para/com a pequena infância, avaliação de contexto e políticas públicas em educação infantil.

Jordanna Castelo Branco, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga (2006), mestre (2012) e doutora (2019) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Educação Infantil (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).Atuou como professora (2006-2010) de Educação Infantil na rede pública e privada. Em 2014, dirigiu a Escola de Educação Infantil (2014) da UFRJ. Desde 2012 atua como professora no ensino superior na rede pública e privada. Atualmente, é técnica em assuntos educacionais na Faculdade de Educação da UFRJ. Integra ao Grupo de Pesquisa em Infância, Linguagem e Educação, coordenado pela Professora Patrícia Corsino, que compõe o Laboratório de Estudos em Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC, desenvolvido no programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas discussões sobre infância; educação infantil; linguagem; políticas públicas; avaliação; laicidade; editoração científica em educação.

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Corsino, P., Moro, C., & Branco, J. C. (2023). AVALIAÇÃO DE CONTEXTO: : ANÁLISE COLEGIADA DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38402

Edição

Seção

Dossiê "Educação Infantil: avaliação e qualidade em perspectiva”

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