Qual é o valor de uma educação infantil de qualidade?

Autores

  • Bruno Tovar Falciano Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) https://orcid.org/0000-0001-9067-8293
  • Maria Fernanda Rezende Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

avaliação da educação infantil, financiamento educacional, custo aluno qualidade, indicadores de qualidade

Resumo

A presente investigação se propõe a refletir sobre os impactos do Fundeb permanente na avaliação da oferta da educação infantil e a discutir diretrizes que podem subsidiar parâmetros de qualidade nessa primeira etapa da educação básica. Para tanto, são analisados dados do Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de onde discutimos o desafio de analisar o quão distante está o wishfull thinking da educação infantil. Demonstramos que o acesso das crianças às creches e pré-escolas precisa ser mais equitativo, o investimento público direcionado às redes públicas e que a avaliação da alocação de recursos se apresenta como mecanismo fundamental para a redução da desigualdade. Por fim, os achados sinalizam para reforçar o conceito do Custo Aluno Qualidade (CAQ) onde é preciso dimensionar os insumos necessários para prover o acesso de todas as crianças às creches e pré-escolas a uma educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Tovar Falciano, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

É mestre e doutorando em educação pela UNIRIO e especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio. Dedica-se a desenvolver projetos e pesquisas sobre processos avaliativos e políticas públicas para a educação sendo os seus últimos objetos de pesquisa a trajetória escolar, o programa Proinfância e a expansão da escolaridade obrigatória. É membro do Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro (FPEI-RJ), do grupo de pesquisas Educação Infantil e Políticas Públicas (EIPP) e coordena a Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. Possui ainda experiência na área de Gestão e Análise de Dados, bem como é graduado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, especialista em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Mediador de Conflitos pelo Instituto MEDIARE.

Maria Fernanda Rezende Nunes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre em Educação Infantil do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública, formação, alfabetização e currículo. Coordena o grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP).

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Tovar Falciano, B., & Rezende Nunes, M. F. (2023). Qual é o valor de uma educação infantil de qualidade?. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38435

Edição

Seção

Dossiê "Educação Infantil: avaliação e qualidade em perspectiva”