Gestures in the teaching and learning process

a systematic literature review

Autores

  • Savana dos Anjos Freitas Universidade Luterana do Brasil
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Palavras-chave:

gestures, non-verbal communication, teaching, literature review, learning

Resumo

Can the gestures we perform aid the teaching and learning process? The present paper summarizes the state of the art on the subject within the field of education, with a specific eye on gestural communication. Research has been found at virtually all levels of education regarding the use of gestures as a way to assist students in learning a second language, inclusive education, and science and math education. In general, there is solid evidence supporting that gestural communication helps in the evaluation and introduction of a new word in the teaching of a second language; as an additional resource for teachers and students with disabilities and as a tool to contribute to the teaching of concepts considered abstract and complex in the field of science and mathematics teaching. Of interest is the strong evidence that gesture constitutes a hidden yet powerful channel to exchange information, learn, and even as a tool to help reason.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Savana dos Anjos Freitas, Universidade Luterana do Brasil

Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2019) pela Universidade Luterana do Brasil. Licenciatura em Física (2016) pela Universidade Luterana do Brasil. Supervisão Escolar (2018) pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atuou como bolsista de iniciação científica (2013-2014) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2014-2016). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil realizando pesquisas na área de ensino de Física no Ensino Fundamental e Médio e análises gestuais no processo de ensino e aprendizagem por meio da Semiótica de Peirce. Atua como professora de Física no estado do Rio Grande do Sul. 

Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, em especial no Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Tecnologia de Informação (TI), atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia de Análise Gestual e Representações Mentais no aprendizado de conceitos científicos, Novos Referenciais Teóricos em Ensino de Ciências e aquisição de representações científicas por meio de TI em sala de aula.

Publicado

2023-03-02

Como Citar

dos Anjos Freitas, S., & Serrano de Andrade Neto, A. (2023). Gestures in the teaching and learning process : a systematic literature review. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39705

Edição

Seção

Artigos