Ensino básico de química: problemas e perspectivas em face de tendência sintética da ciência e a formação politécnica
Palavras-chave:
Ensino básico de química, Ciência, Formação politécnicaResumo
Este trabalho tem por objetivo o ensino básico de química. A análise dos seus problemas e perspectivas em face da tendência sintética da ciência contemporânea e a formação politécnica do aluno. A metodologia utilizada refere-se à observação da umidade existente entre os aspectos históricos e lógicos. Num primeiro momento é abordado o aspecto externalista da química, isto é, os determinantes históricosda educação química no Brasil. Posteriomente é discutido o objeto e lugar da química no conhecimento a partir da concepção do químico e filósofoc Russo Bonifatim. Kedrov. Observa-se que, apesar de o ensino da ciência ser fragmentário, a tendência atual é oposta, ou sintética. A politecnia coloca-se como um caminho favorável para vencer o desafio de recompor a unidade do mundo material na educação moderna. Para tanto, é necessario reconhecer o objeto de cada ciência, mas também explicitar a passagem de um campo a outro.
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