Algumas reflexões sobre a noção de público no contexto da política educacional brasileira

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira; Maria do Carmo Paoliello

Palavras-chave:

Política educacional brasileira

Resumo

Deste o final do século XIX, a escola tem sido objeto de intenso debate. Mas o que é essa escola pública? Ae ela se  apresenta de formas diversas desde o seu surgimento, é possível defini-la de modo universallista, basta que uma escola seja mantida por órgãos estatais para ser nomeada pública? Este ensaio apresenta uma breve discussão, com base na realidade educacional brasileira mais recente, sobre como tempos e lugares diferentes produziram conceitos distintos de "público" em função da relação que a sociedade civil estabelece com o Estado. A tese  defendida é que se pode  abstrair, a partir da forma pela qual os homens se organizam em sociedade em um dado momento e dos mecanismos que criaram para institucionalizar essa forma social, o conceito de "público" nela expressa, sendo que diferentes concepções e práticas podem coexistir numa mesma realidade.

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Algumas reflexões sobre a noção de público no contexto da política educacional brasileira. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];21(42). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45272