Algumas reflexões sobre a noção de público no contexto da política educacional brasileira
Keywords:
Política educacional brasileiraAbstract
Deste o final do século XIX, a escola tem sido objeto de intenso debate. Mas o que é essa escola pública? Ae ela se apresenta de formas diversas desde o seu surgimento, é possível defini-la de modo universallista, basta que uma escola seja mantida por órgãos estatais para ser nomeada pública? Este ensaio apresenta uma breve discussão, com base na realidade educacional brasileira mais recente, sobre como tempos e lugares diferentes produziram conceitos distintos de "público" em função da relação que a sociedade civil estabelece com o Estado. A tese defendida é que se pode abstrair, a partir da forma pela qual os homens se organizam em sociedade em um dado momento e dos mecanismos que criaram para institucionalizar essa forma social, o conceito de "público" nela expressa, sendo que diferentes concepções e práticas podem coexistir numa mesma realidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.